STAR WARS DAY - UM SONHO DE UMA GALÁXIA MUITO DISTANTE

Missão Digital

1977, um jovem cineasta, de produção quase independente, escreve e dirige um filme. Neste exato momento o cinema é revolucionado, um gênero é fundado e um movimento surge. Muito mais que apenas um filme, é um mito moderno, filosofia traduzida em imagens, espiritualidade criada pela criatividade, daqueles que o admira.

Quando Star Wars nasceu, toda indústria cinematográfica girava em torno apenas do LUCRO, nada se difere de hoje, porém Lucas queria criar não apenas uma produção, mas que fosse o próprio mito moderno. Os blockbusters teve seu fundamento em 1975 com o filme "O Tubarão" de Steven Spielberg, sendo Star Wars um tipo desses, por sua extraordinária bilheteria, não foi feito para ser isso, mas pra ser construído como uma grande salada mista do imaginário fantástico mundial, englobando culturas desde do Oriente ao Ocidente. Com um custo baixo comparado à outras produções, com atores desconhecidos e com um roteiro peculiar, ninguém enxergava sucesso ou futuro para Star Wars, recusado pela maioria dos stúdios de cinema.

Como gênero, tornou-se uma icognita, sendo descrito como ópera espacial, um sub-gênero da ficção científica, confunde a maioria das pessoas. Não podemos enquadrá-lo em ficção cientifica, pois toda ciência em Star Wars é fantasiosa, não possuindo explicações para alguns fatos, como: pulo no hyper-espaço, funcionamento das naves ou dos sabres, etc... Mas chamá-lo de fantasia, também não é correto, pois apesar de a ciência ser fantasiosa, ela existe como uma pseudo-ciência espacial imaginária, como por exemplo disso é as duas explicações para a Força, sendo ela a mística, dada por Obi-Wan Kenobi em Uma Nova Esperança "um campo de energia criado por todas os seres vivos, ela nos envolve e penetra. É o que mantém a galáxia unida." E temos a explicação pseudo-cietifica, dada pelo mestre de Obi-Wan, o mestre jedi Qui-Gon Jinn, em Ameaça Fantasma "São seres de vidas microscópicas inteligentes que vivem no interior de suas células. Sem as midi-chlorians, a vida não poderia existir, e nós não teríamos conhecimento da Força. Elas continuamente conversam conosco, nos dizendo a vontade da Força. Quando você aprender a acalmar sua mente, escutará elas conversando com você." Essas duas ideias, místico x cientifico, fundam uma nova ideia para um gênero de narrativa, fantasia cientifica.

Star Wars é e foi o maior marco para cultura pop, não somente lucrativa, mas no sentido de ter milhões e milhões de fãs.Utilizando a "Jornada do herói" de Joseph Campbell adaptada por Christopher Vogler, para a construir a narrativa perfeita que foi Star Wars, sendo muito mais profundo do que imaginamos, notamos ou pensamos. Uma torre segura para milhares de garotos e garotas, que como eu, viu em Star Wars, uma forte para vencer os próprios paradigmas, para vencer valentões e para tentar achar seu lugar no universo. Por isso é aclamado por geeks, nerds ou seja lá o que for que tem por aí. Temos uma mulher forte, protagonista e líder, Princesa Leia Organa de Alderaan, um símbolo feminista. Vemos Han Solo, rapaz sonhador, porém frustado, vence com as próprias artimanhas, um piloto sem igual, um REBELDE. Temos Luke, rapaz que ninguém ver mais além do que a própria ingenuidade, comoção e sonhos, escolhido por algo que não tinha ideia, feito herói sem saber, mais que isso, um Jedi que luta pela esperança de novo para a galáxia. 


STAR WARS, EM CAIXA ALTA.
É RESISTÊNCIA
É ESPERANÇA
É INCLUSÃO
É LUTA
É IDEAL
É A FORÇA...



Dias melhores virão e a esperança retornará.
VIVA STAR WARS DAY.
May the 4th be with you.







Kauan Farias, um Jedi do semi-árido baiano, sonhador, rebelde e o melhor escritor de holonet da galáxia.

Comentários

Postagens mais visitadas